Disciplina Eletiva de Neonatologia
Pré-requisito necessário: Aprovação em Clínica Pediátrica I (M7).
Público alvo: alunos da M8 e M9.
Coordenador da Disciplina Eletiva: Professora Maria Amélia Porto Sayeg
Número de vagas: 8
Duração em semanas: 17
Horário: Terça-Feira à tarde (13h00min às 17h00min)
Ementa: Durante as últimas duas décadas a mortalidade infantil diminuiu no continente americano. No entanto, o peso da mortalidade por causas perinatais e neonatais (associadas à gestação, parto e primeiras quatro semanas de vida), ainda é grande representando cerca de 38% das mortes em menores de cinco anos. Incorporando a Disciplina Eletiva de Neonatologia no ensino da Faculdade de Medicina, estaremos capacitando alunos de graduação e, portanto, futuros médicos, a uma adequada avaliação, classificação, tratamento e seguimento das principais doenças e problemas que afetam a saúde dos recém-nascidos. Desta forma, acreditamos estar contribuindo para uma melhor formação de médicos generalistas e redução da mortalidade neonatal e infantil.
Objetivos gerais: Capacitar alunos de graduação da Faculdade de Medicina a avaliar, classificar, identificar o risco, tratar, aconselhar e dar seguimento adequados as principais doenças e problemas que afetam a saúde dos recém-nascidos.
Melhorar a formação de médicos generalistas.
Conteúdo programático
Módulo 1- Apresentação do curso. Recém-nascido normal e sua classificação.
Módulo 2- Gestação de risco.
Módulo 3- Assistência ao recém-nascido na sala de parto. Reanimação neonatal.
Módulo 4- Aleitamento materno.
Módulo 5- Suporte nutricional especializado.
Módulo 6- Distúrbios metabólicos.
Módulo 7- Icterícia fisiológica e patológica. Doença hemolítica perinatal.
Módulo 8- Patologias respiratórias.
Módulo 9- Bolsa rota prolongada, sepse e TORCHS.
Módulo 10: Asfixia neonatal.
Módulo 11: Desenvolvimento normal e patológico.
Módulo 12: Outros problemas do recém-nascido: diarréia, desidratação, hemorragia intra-craniana, leucomalácea, retinopatia, doença metabólica óssea.
Módulo 13: A relação médico-paciente e o binômio mãe-filho.
Módulo 14: Metodologia canguru.
Módulo 15: Acompanhamento de “follow-up”.