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Disciplina Eletiva de Neonatologia

 

Pré-requisito necessário: Aprovação em Clínica Pediátrica I (M7).

Público alvo: alunos da M8 e M9.

 

Coordenador da Disciplina Eletiva: Professora Maria Amélia Porto Sayeg

Número de vagas: 8

           

Duração em semanas: 17

 

Horário: Terça-Feira à tarde (13h00min às 17h00min)

 

Ementa: Durante as últimas duas décadas a mortalidade infantil diminuiu no continente americano. No entanto, o peso da mortalidade por causas perinatais e neonatais (associadas à gestação, parto e primeiras quatro semanas de vida), ainda é grande representando cerca de 38% das mortes em menores de cinco anos. Incorporando a Disciplina Eletiva de Neonatologia no ensino da Faculdade de Medicina, estaremos capacitando alunos de graduação e, portanto, futuros médicos, a uma adequada avaliação, classificação, tratamento e seguimento das principais doenças e problemas que afetam a saúde dos recém-nascidos. Desta forma, acreditamos estar contribuindo para uma melhor formação de médicos generalistas e redução da mortalidade neonatal e infantil.

 

Objetivos gerais: Capacitar alunos de graduação da Faculdade de Medicina a avaliar, classificar, identificar o risco, tratar, aconselhar e dar seguimento adequados as principais doenças e problemas que afetam a saúde dos recém-nascidos.

Melhorar a formação de médicos generalistas.

 

Conteúdo programático

 

Módulo 1- Apresentação do curso. Recém-nascido normal e sua classificação.

Módulo 2- Gestação de risco.

Módulo 3- Assistência ao recém-nascido na sala de parto. Reanimação neonatal.

Módulo 4- Aleitamento materno.

Módulo 5- Suporte nutricional especializado.

Módulo 6- Distúrbios metabólicos.

Módulo 7- Icterícia fisiológica e patológica. Doença hemolítica perinatal.

Módulo 8- Patologias respiratórias.

Módulo 9- Bolsa rota prolongada, sepse e TORCHS.

Módulo 10: Asfixia neonatal.

Módulo 11: Desenvolvimento normal e patológico.

Módulo 12: Outros problemas do recém-nascido: diarréia, desidratação, hemorragia intra-craniana, leucomalácea, retinopatia, doença metabólica óssea.

Módulo 13: A relação médico-paciente e o binômio mãe-filho.

Módulo 14: Metodologia canguru.

Módulo 15: Acompanhamento de “follow-up”.

 

UFRJ Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ
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