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  1. Objetivos Gerais

     - Reconhecer as características próprias da fisiopatologia infantil e de suas manifestações clínicas

     - Solicitar e interpretar exames complementares pertinentes

     - Realizar o tratamento das afecções mais comuns ou realizar o encaminhamento a especialistas, quando necessário

     - Comportar-se eticamente frente à criança ou adolescente, sua família e toda a equipe de saúde

     - Comunicar-se adequadamente com a criança e o adolescente e seus familiares

     - Tomar decisões sobre todos os procedimentos da assistência médica a criança, levando em conta a relação custo-benefício

     - Lidar com a diversidade de comportamentos, crenças e idéias, reconhecendo os direitos dos pacientes

     - Realizar procedimentos da clínica pediátrica indispensáveis ao atendimento ambulatorial

     - Otimizar o uso dos recursos propedêuticos, valorizando o método clínico em todos os seus aspectos

     - Demonstrar raciocínio crítico e capacidade para transferir conhecimentos teóricos para a prática médica

     - Conhecer as ações básicas de saúde e sua aplicabilidade no atendimento Pediátrico

  1. Ementa

 

Etiopatogenia, diagnóstico, tratamento, prognóstico, prevenção e reabilitação das afecções mais freqüentes em pediatria.

 

  1. Programa

 

  Assistência à criança grave. Cirurgia pediátrica (Emergências). Doenças endócrinas. Baixa estatura. Diabetes mellitus. Epilepsia. Distúrbios paroxísticos não epiléticos. Convulsões. Cefaléia. Déficit de atenção. Disfunção neuromotora (paralisia cerebral). Encefalopatia crônica. Doenças neurodegenerativas. Otorrinolaringologia pediátrica. Asma. Alergia a drogas. Pneumonias de repetição. Imunodeficiências primárias. Síndromes nefrótica e nefrítica. Cardiopatias congênitas. Afecções dermatológicas. Infecções congênitas. AIDS. Diarréia crônica e persistente. Icterícia patológica. Prematuridade. Distúrbios respiratórios do recém-nascido. Distúrbios metabólicos. Suporte Nutricional. Artrites agudas e crônicas. Vasculites. Anemias hemolíticas. Pancitopenia. Câncer na infância.

 

  1. Procedimentos didáticos

 

     - A turma está dividida em dois grupos, A e B.

     - O curso se compõe de aulas teóricas (5a feiras à tarde) e de seminários baseados na apresentação de casos clínicos (6a feiras pela manhã) e prática de ambulatório (6a feiras pela manhã).

 

Coordenadoras:

Elaine Sobral da Costa

Fernanda Pinto Mariz

 

UFRJ Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ
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