Objetivos gerais
Identificar os grandes sinais e sintomas, diagnosticando os principais problemas clínicos da criança; executar a semiotécnica sistematizada dos diversos aparelhos e sistemas. Compor o raciocínio clínico através da interpretação da história clínica e do exame físico.
Ementa
- Semiogênese e fisiopatologia dos grandes sinais, sintomas e problemas clínicos.
- Semiotécnica sistematizada da criança, comparando-a com a do adulto.
- Reflexão sobre as dificuldades dos alunos em estabelecer os primeiros contatos com o paciente para a realização da anamnese e do exame físico.
Metodologia
- Aulas teóricas de introdução: Semiologia Neonatal, Semiologia do Desenvolvimento, Semiologia Genética e Semiologia do Adolescente.
- Aulas práticas: em grupos de 12-14 alunos e sob a supervisão de monitores e professores, haverá 4 aulas práticas explorando anamnese pediátrica, exame físico e discussão dos casos clínicos.
Coordenadores
Professor Flavio Roberto Sztajnbok