Projeto TV Minervinha
Representando uma parceria entre IPPMG, Departamento de Pediatria e Escola de Belas Artes da UFRJ, o Projeto TV Minervinha entra em sua segunda fase, 2.0, consistindo na elaboração de animações digitalizadas a respeito de temas de saúde materno-infantil, visando a promoção de saúde em escolas e salas de espera de unidades públicas de saúde pediátricas.
Na primeira etapa, já encerrada, os produtos criados foram: alimentação saudável, bullying, prevenção de acidentes, saúde bucal e estímulo à prática desportiva. Nesta segunda etapa, os temas abordados serão: a) Sinais de alerta do desenvolvimento b) Amamentação c) Método mãe canguru d) Higiene do sono e) Cuidados gerais para prevenção de IVAS f) Asma g) Educação positiva h) Dicas para lidar com crianças hiperativas i) A criança com doença crônica j) Inserção da criança deficiente na sociedade k) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade l) Autismo
As animações serão elaboradas por alunos de graduação da Escola de Belas Artes e da Faculdade de Medicina da UFRJ sob a supervisão de professores de ambas as instituições.
Coordenação: Prof. Giuseppe Pastura e Profa. Doris Kosminsky
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Projeto Multiplicação do modelo de equipe de reabilitação multiprofissional com metodologia interdisciplinar
O Núcleo de Reabilitação e Desenvolvimento Neuropsicomotor (Núcleo RDN) do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ é formado por equipe de reabilitação multiprofissional que atua com metodologia interdisciplinar cuja missão é acolher, atender e tratar de crianças e adolescentes com deficiência. É composta por médicos fisiatra, pediatra do desenvolvimento, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional e psicólogo que se reúnem semanalmente. A reunião de equipe constrói a interdisciplinaridade e é um importante diferencial para lidar com a complexidade do ser humano. Há na literatura referência de que crianças com deficiência esperam longo tempo para serem atendidas em programas de reabilitação. Para este problema é preciso atentar não só aos aspectos técnicos e científicos envolvidos na reabilitação, mas também desenvolver ferramentas apropriadas e estratégias que preencham as lacunas apontadas pelas pesquisas. Deste modo, o Núcleo RDN se propõe a ser multiplicador desta metodologia de trabalho através da permanência do aluno por no mínimo 6 meses, com carga horária de 8 horas/semana, acompanhando os atendimentos da equipe de reabilitação e participando das reuniões de equipe. Espera-se formar profissionais conscientizados de que o atendimento às crianças e adolescentes com deficiência é possível com ações complexas de baixa tecnologia que viabilizam a inserção de pessoas que antes estariam destinadas a uma vida de exclusão social.
Coordenação: Prof. Sandro Rachevsky Dorf
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